sábado, 24 de maio de 2008

Sketch for a summer

*Tava eu no BlogLog passeando; fui ler o da NaMariaBraga. No post de 19.05.08 ela diz que está conhecendo o Rio de Janeiro (está por aqui desde março), que está caminhando (ou pedalando, whatever) pelo calçadão e que está vendo que o Rio é, de fato, uma cidade maravilhosa. Que fez um passeio lindo no Pão de Açúcar e tals; taí na foto.
Bom, típico de quem acabou de chegar por aqui mesmo. E, como tem $$, é capaz de enxergar a cidade assim, superficialmente mesmo, com essa visão de turista e, pior, passando essa falsa impressão pra geral que assiste o seu pograma.
Se eu morasse na zona sul, como ela que diz acordar tendo o mar como vista, também acharia que o Rio é a cidade maravilhosa. Também servia a Barra, ou Recreio (se bem que a Luana disse que esses bairros são emergentes; pra morar no Rio só naquelas mansões do Alto Leblon. Luana, você é finíssima!); gosto desses lugares também. Você vive bem, perto de praia, shopping, casas de show etc.
Claro que NaMariaBraga vai trabalhar de carrão com ar condicionado.
Mas...

A cidade é grande. E ela é maravilhosa até as franjas do centro. Vai entrando pelo subúrbio, colega. Ela fica feia, mal cuidada. O transporte público é precário. Aliás, será que o Arolde (nosso secretário de transportes) pode explicar porque a zona sul, que é perto de centro, tem mais e melhores ônibus que a zona oeste, por exemplo? Mistéééérioo...
Poucos lugares pra lazer. Calor, muito calor. Ônibus lotado logo às seis da manhã. Av. Brasil parada sempre. Gente que não dá lugar pra idoso nem pra gestante. Fora os motoristas dos ônibus, que são super irresponsáveis, correm (quando dá) carregando muita gente. E o povo que fuma dentro do ônibus? Motoristas inclusos. Seta nos carros? Desconhecida. Sinal vermelho? Hã?

O Rio é uma cidade sem lei; é terra de Marlboro. É a cara do Brasil. Belezas naturais à beça, desigualdade social berrante, povo cordato (= gado), governo ridículo. Ou alguém leva o prefeito a sério MESMO? E tem gente que ainda vota num cara desses.... Exótica essa cidade, por cima, na superfície.

Ela é maravilhosa só pra quem é turista. Ou pro pessoal daqui, que ama isso. Ama o calor sufocante, vive numa boa sobrevivendo (que é diferente de viver), vota no César Maia e torce pelo Flamengo (ah, Fluminese, Botafogo, Vaishco, whatever).

Não dá pra mim não. Não é mágoa de cabocla, mas sei lá NaMaria; passa um ano morando na zona oeste (Campo Grande tá de bom tamanho), sem ar condicionado, indo trabalhar de ônibus.

E olha que nem falei de violência!

Prontofalei.


*Daí que meus três meninos estão viróticos. E tipos que eu acho que eu também.


*Por que cargas d'água a Xuxa não se aposenta? Esse programinha dela de sábado é o ó. Mil vezes TV Goblinho (como diz o Dani).


*"Sketch for a summer", Durutti Column.

Um comentário: