sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Paid in full (Ou Alceste)

*Domingo de sooooool no Rio de Janeiro, garotinho!

*Ontem fui no médico e , como sei que às vezes demora pra atender, levei um livrinho pra passar o tempo: "Alceste", de Eurípides. Comprei na Bienal mas ainda não tinha tido tempo de ler.
Bom, a grosso modo é o seguinte: Alceste, uma esposa 'virtuosa' se oferece pra morrer no lugar do marido, Admeto. Muito chororô, como uma boa tragédia pede. Aí chega Hércules (prefiro Héracles), que se dispõe a ir ao Hades resgatar Alceste.
O que chama atenção é o fato de Alceste se oferecer pra morrer no lugar do marido. Claaaaaro que a gente não pode ler obras antigas com um olhar moderno; os valores eram outros blá blá blá; mas vou abrir essa concessão pra mim, afinal, o blog é meu e eu falo o que quiser aqui, hohoho.
Será que Admeto era flor que se cheirasse? Nem o pai nem a mãe dele quiseram morrer por ele; sei lá, estranho né? E outra, homem é tudo palhaço (leiam o blog http://tudopalhaco.blospot.com/); se a Alceste não tivesse feito ele prometer que ele não se casaria mais, quer apostar quanto que ele dali um mês já tava de cacho novo? E que ia ser uma madrasta bem horrorosa (como manda o figurino), que iria maltratar bastante os pobres filhinhos (a própria Alceste levanta essa hipótese)? Eu hein, povo maluco. Enfim, isso só faz mostrar que a Amélia não é coisa nova.

*Não é que o Sérgio Mallandro voltou com tudo? Ontem eu tava zapeando pelos canais quando vi no CNT, no programa dele (sim, ele tem um programa, pense), uma reportagem da pré-estréia do filme "A Ópera do Mallandro", com um monte de famosos globais, como Wagner Moura, Maria Clara Gueiros etc. Não precisa dizer que ouvi ad nauseam 'salci fu fu', 'vem fazer glu-glu' e coisas do tipo né?
Mas a tosquice-mor foi o Wagner Moura, sim, ele, o mau caráter Olavo, o Capitão Nascimento; sim, ele, fazendo aquela dancinha com o Sérgio Mallandro, enquanto fazia 'glu-glu' com as mãos. Eu poderia ter ido dormir sem essa.

*Como ontem foi uma tarde deliciosamente chuvosa, eu e Gomes vimos um dvd, "Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças", cortesia da Luana, obrigada.
Bem maluco ele viu; o Gomes falou que o cara que fez esse filme tava cheirado, hohoho. Mas eu gostei bastante, é bem bonito. Gosto dessas coisas meio sem lógica, tanto que um dos meus filmes preferidos é "Quero Ser John Malkovich". Esse, nenhum supera em matéria de doideira.
Falando em Luana e em coisas malucas (calma, Luana kkkkk), ela me deu 2 dvds com clipes do diretor Michel Gondry. Muita coisa boa mesmo, tem Foo Fighters, Kylie Minogue, Daft Punk, Björk etc. O legal do trabalho desse diretor é o surreal, como coisas dentro de coisas, que estão dentro de outras coisas. Entendeu? Dá uma olhada aqui: http://www.curtacinema.com.br/novo/filmes_programa.php?id_prog=31

*Baixei "Paid in Full", Erik B. & Rakim.

Nenhum comentário: