terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Manéeeeco repetido ad nauseam

*Todo mundo diz que Manoel Carlos, Manéeeeco pros íntimos, vive de repetição nas suas novelas. Ora... É verdade mesmo! Não sei se é fixação, obsessão, promessa, mandinga ou falta de imaginação mesmo (crucifiquem-me, pela-sacos do Manéeeeco, vai) mas novela de Manoel Carlos que se preze tem que ter várias coisiquitasrepetidas. Vamos lá?

*nome de novelas por assim dizer, melosinho:
"História de Amor", "Por Amor", "Laços de Família", "Viver a Vida", "Felicidade" entre outras; praticamente uma diabetes televisionada.




*Bossa Nova:
Ou ele tem porcentagem nas vendas do pessoal ou ele gosta MUITO. Eu, pra falar a verdade, gosto até um limite de bossa nova, não a ponto de comprar um CD. E ouço só nas novelas do Manéeeeco. Ah, sei lá, sei lá, a vida tem sempre razão.


*Leblon:
Bairro preferido do autor. Quase todo mundo mora no Leblon; na zona sul e quetais, nem que seja no morro; haja visto Sandrinha. Inclusive o pessoal da cRasse média mora no Leblon, o que me leva ao próximo ponto.




*Classe média dos meus sonhos:
Quem mora ou morou no Rio sabe disso: Classe média ABASTADA mora na zona sul. O que pra mim equivale dizer que só quem tem grana MESMO mora lá. Mano, eu morava em Realengo, a milhas e milhas da zona sul, numa casa mei capenga e pagava quase quinhentos reaUs de aluguel! Fora que mercado, escola e o negócio todo é beeem mais caro.
Lembra da Carolina Chatmann, que numa novelaê era filha da mulher que cuidava do colégio lá? Tipos uma caseira? Agora me diz, lembra da casa dela? Má adonde os caseiros tem uma p*ta duma casa toooda decoradinha tipos Etna? Hã?
E nessa novela agora, a mãe da Renata de Ogum Dedé; a que bota cartas? Vira e mexe reclama da dureza et coetera mas, ao tomar café da manhã, o pãozinho francês tá lá na cestinha de vime coberta por um lencinho xadrez. Na sua casa é assim? Na minha não. E outra: na noite de ano-novo ela saiu de casa e deixou a luz acesa. Foi sim que eu vi.


*Empregada com uniforme de sainha curta.
Nessa novela agora tem aquela que dançava salsa a torto e a direito; quero é saber como rendia o silviço dessa moça; porque aqui em casa se eu paro pra ficar de bobeira as paradas atrasam todas (como agora, por exemplo).
Tem também aquela uma que faz chantagem com o Gustavo-marido-da-Babalu. Elas que aproveitem a deixa; Juliana Paes taí pra provar o poder da sainha da empregada.
Você deixaria uma moça bonita, simpática e de sainha curta trabalhar na sua casa? Eu não.
pra você ver que as saias das empregadas vem encurtando na linha do tempo:



*Dr. Moretti.
Batata. Em novela de Manéeeeco sempre tem um doente tratado pelo Dr. Moretti. Que por sua vez assume um avatar a cada trama. Nessa ele tá mei caidinho; preferia quando era o zémaia nos tempos áureos (porque hoje ele não tá coessa bola toda néam?).


*Gente ryca bagaray.
Porque né, autor tem que agradar ao público. E povão quer mais é ver luxo, riqueza e fausto (by @dehcapella); de economia, moeda contada, ponto de ônibus e acém na panela de pressão com batata basta a realidade.



*Helena.
Precisa comentar muito? Só ressaltando que algumas Helenas foram mais legais que outras: Regina Duarte fez primores com as Helenas que teve. Vera Fisha também, apesar de sua voz, por assim dizer, gutural. Agora a super Christiane Torloni foi engolida, coitada e a Taís Araújo, a Cinturinha para o povo que tuíta #noBela, bem, deixa a desejar.




Deixando CLARO que são minhas opiniões, certo, sobre esse assunto de extrema importância e que há de mudar o rumo da história do país.

Você notou algo mais que é repetido na novela do Manéeeco? Me diz.

Ah sim, e pra provar que não é tãããão difícil fazer uma novela, bóra brincar de Manoel Carlos aqui.

9 comentários:

Cynthia Le Bourlegat disse...

Concordo com tudo! E em todas o Zé mayer pega geral tb.beijos

Mack Mcnamara disse...

Pow!!! Eskeceu das doenças terminais?!?!?!? Os Cancer e as ziquiziras brabas!!!!!!!! Plantão médico brazuca cheio de coisa melosa!!! Não podemos eskecer tb dos depoimentos dos "populares" q de um tempo pra cá virou febre.

Bianca disse...

Eu amo novela, mas essa me dá um soooono. E com nosso amigo Maneco, assistiu uma novela, assitiu todas, então, não to perdendo nada.

Aninha disse...

Miga o núcleo médico.. sempre tem nas novelas de Maneco... será desejo de fazer medicina "inrustido"? rs rs rs

Ah, tem também criança metida a: intelectual-sabe-tudo-super-adulto-pra-idade..rs..

Patrícia disse...

Sinceramente eu não aguento essas novelas. Todas tão iguais.

Me desculpem as fãs, mas o Zé Mayer não tem mais idade para galã que pega geral. Fica difícil né?

Beijos

Anônimo disse...

Eu não tenho paciencia pra essa novela, não !! E essa tais como helena, afff... mas vem cá mermão tú tá ficando doido de falar mal da christiane??? ela foi engolida sim, mas pelo, mayer!!! kkkk Foi a melhor helena do maneco,e , não aquelas chatas e quase canonizadas de tão santas q a regina duarte fez!!! um nojo!!!

Paula Clarice disse...

hahahaha amei!

Rosana Francisco disse...

vc nem precisa dizer ser filha de JF...kkkkk, pensam iguaizinhos.....agora so falta dizer que odeia o BBB...?????
BJINHUSSSS

Deise Guimarães disse...

esqueceu que em novelas do maneco sempre tem gemeos?

viver a vida , jorge e miguel ( no meu atual estado civil, aceito qualquer de bom agrado)

paginas da vida , essa nós duas estavamos prenhes , eu sei pq me acabava em lagrimas com clarinha e francisoc , os gemeos separados

lações de familia: a ritinha de juliana paes morreu no parto dos gemeos, lembra?

por amor: me puxei hein? a vila laura tb tinha um casald e gemeos com o marcelo de fabio assunção