sábado, 18 de abril de 2009

No finds.

*Acho que perdi o prazo pra participar da Blogagem Coletiva sobre o dia de Monteiro Lobato, do blog Fio de Ariadne (desculpe não colocar o link, estou teclando num momento raro de Pipiu mimindo e eu livre-leve-e-solta, tenho que ser rápida).

Esqueci de botar meu nome na lista ontem. Até ia escrever o texto hoje e botar o selinho aqui no blog, mas sem ter botado meu nome ontem na lista, no way.... Ai que peninha, mesmo, porque bem queria concorrer aos livros e etc.

Queria também falar sobre "meu" Monteiro Lobato, que conheci quando minha mãe começou a participar do Círculo do Livro, e me comprou a coleção do Sítio toda. A cada bimestre, 1 ou 2 livros, que eu esperava com ansiedade.



Enquanto os novos livros não chegavam, eu lia e relia e trilia o que estava em minhas mãos. E sabe que, até um tempinho atrás, eu tava bem lendo alguns deles de novo...

Isso foi há uns bons 20 anos. Qual a influência disso na minha vida? Ora, além de aguçar ainda mais meu interesse por leitura (porque sempre gostei de ler; folheava a enciclopédia Barsa de graça, todos os outros livros que tinha em casa, inclusive aquela Bíblia enorme que ficava num aparador na sala, com pinturas lindas) me deu uma imagem mágica da mitologia grega.

Achava tudo tão lindo, aquelas palavras, aqueles nomes tão sonoros; os lugares tão bonitos que comecei a me interessar por tudo quanto grego fosse. Mais livros, revistas (na época não tinha internet ainda...), enfim, tudo. Tanto que, quando chegou a época certa e fiquei sabendo que havia um curso de letras que ensinava o grego, isso começou a ser meu sonho de consumo.

A essa altura da minha vida, estava casada e eu e Gomes pensávamos e nos mudar pro RJ. Uma das coisas que pesou a favor disso foi que 3 faculdades públicas de lá (UFRJ, UFF e UERJ) tinham o curso de grego.

Prestei vestibular pra UFF e pra UFRJ, quase ao mesmo tempo que terminava o segundo semestre de Letras na USF em Itatiba. Foi um fim de ano bem movimentado; teve ocasião de eu fazer uma prova na USF numa sexta de noite e ir pra rodoviária pegar ônibus pro Rio, que domingo tinha prova de vestibular.

Pois bem, resolvemos que iríamos morar no Rio, passei nas duas faculdades, resolvi ficar na UFRJ e a partir daí já é história né; fiz, estudei, me formei.

Tudo 'culpa' e 'responsabilidade' de quem? Do "meu" Monteiro Lobato.

Hoje, quem gosta dum livro, duma revista, duma história é o Daniel. Contamos pra ele histórias da Bíblia, do Sítio do Pica Pau Amarelo. Conto também da Odisséia e da Mitologia Grega. Quem sabe, né? Gosto pela leitura ele já tem. E faço questão de investir.


*Homens da minha vida estão no Rio.


*Por enquanto é isso.


*Ah, DEH e PAULA CLARICE, se lerem aqui hoje e puderem, me deem seus fones no meu email: bia_juliana2004@yahoo.com.br. DEH, te passo o meu celular no orkut, ok. Amanhã é nóis.

7 comentários:

LuLu disse...

Biaaaaaa!! Voce escreveu no dia certo! Entao pode participar, sim! Basta entrar là no blog Fio de Ariadne (http://fio-de-ariadne.blogspot.com/2009/04/blogagem-coletiva-quem-foi-seu-monteito.html) e colocar o link aqui pro seu texto, que aliàs ficou muito lindo! Assim outros podem ler a sua historia, querida!
Voce jà foi ler o meu texto? (http://luizalavenere.wordpress.com/2009/04/18/monteiro-lobato-dona-conceicona-e-a-lulu/)

Depois me conta o que achou.
Beijo.
LuLu.

Vanessa Anacleto disse...

Bia, como você postou dia 18, vou colocar vc na lista e linkar pra cá, muito obrigada por participar da coletiva. Volto mais tarde para ler o post.

X disse...

Bia, me deu vontade de chorar ao ler seu texto.. ta certoque sou uma manteiga derretida, mas remeter ao Monteiro Lobato a decisão profissonal da sua vida, poxa que lindo!

Eu sou viciada em literatura desde pequenininha e tô triste porque tb perdi a chance... beijos!

Anônimo disse...

Bia, demorei para aparecer , desculpe-me. A organização e divulgação dos links tomou tempo. Muito obrigada por participar e contar sua história.

Abraço

Luciano A.Santos disse...

Oi Bia,

além de ser o Seu Monteiro Lobato, ele também a inspirou na escolha da sua profissão. Muito legal isso.

Adorei seu post, abraços.

Anônimo disse...

Grego? Uau, que coisa mais difícil! Mas sabe que nesta postagem duas ou três pessoas além de você tem afinidade com o grego. Não lembro quais blogues eram, mas pode passar a lista da Vanessa. Se é que já não passou. Boa Blogagem! Beijus

Bia, Desperate Housewife disse...

LuLu, brigada amor; seu texto tá 10!!!!! Bjosssss...

Vanessa, obrigada por considerar meu texto, e vou votar lá sim!!

Roberta, ah, mas não é lindo mesmo? ML é tudo na minha vida... Até me arrepio ao dizer isso... Mas fica ligada no blog Fio de Ariadne, parece q sempre rolam umas blogagens legais lá!

Luciano, obrigada mesmo; e ser inspirada por ML é uma honra! Teu texto tb ficou mara!!! Abçs!

LuzdeLuma: é difícil mesmo, mas é uma delícia! Um constante quebra cabeças que, qdo resolvida, dá um prazer.... Bjos!!!