terça-feira, 21 de setembro de 2010

Blogagem Coletiva: AVÓ!!

*As moças lindas e cheirosas da Rede Mulher e Mãe lançaram a ideia de uma blogagem coletiva com o tema AVÓS, hoje. Eu não ia postar, meu dia foi cheio, mas lendo o post da Mari Mercer eu fiquei tocada e resolvi escrever sobre a minha avó.


Bem, ela é a minha vó desde que eu nasci. Tá, esse não é um bom começo. Ela está comigo desde sempre. Ela esteve por perto sempre.

A D. Haydée é uma pessoa de fibra, sabe. Aposentada na área da saúde, nunca ficou quietinha. Ela faz hidroginástica, caminha todos os dias, vai em encontros mil da terceira idade etc. Mora sozinha (aqui na rua onde eu e minha mãe moramos; dá licença que estamos monopolizando a Rua 12?)e é super independente.

Lembro dela cuidando da gente enquanto minha mãe trabalhava-estudava. Lembro que ela era bem brava (mas também né, eu e minha irmã, cara, néra mole não; hoje eu entendo).
Ela fazia trancinha no meu cabelo pixainzim pra ficar bonitinho e dar menos trabalho. Puxaaaaaava o cabelo, eu ficava que nem aquelas coroas que fazem plástica, manjas, com os olhos puxados? Rá.

Uma vez fui ao centro da cidade com ela e pedi um picolé, lembra do Calipo? Esse. Daí ela me veio com essa: "Quando eu ganhar na esportiva eu compro." Eu não entendi direito, mas sei que me dei por satisfeita. Gente, hoje eu faço o mesmo com os meninos

Quando eu morava no Rio e tava em vias de parir, lá ia ela pra minha casa pra me ajudar. Ficava uns 2 meses torrando o saco fazendo diuntudo pra me ajudar (sérião, ela fazia comida, botava roupa no varal, lavava louça etc). Deu o primeiro banho nos meus 4 filhos. A honra sempre foi dela.

Você sabia que ela foi eleita 2a. Princesa num desfile lá do Sesi?
Pois bem:



Em julho ela fez 85 anos. Minha mãe fez uma festa surpresa num buffet pra ela. Chamou a família toda (que é pequena), chamou os colegas da 3a.idade e os amigos que fazem parte da vida dela. Foi muito emocionante:


Ela com os bisnetos:




Ela é a matriarca da família. Uma rocha. Um doce. Solícita; costura os furinhos das calças dos meus filhos, vem em casa pra ver minhas plantas, me dá acerola e limão dos pés da casa dela, faz um doce de abóbora e um arroz doce divinos; uma comidinha caseira perfeita.

Ela, a d. Haydée, é um tesouro. O mais precioso.

UPDATE 1: Meus filhos tem avós ótimas: minha sogra, que é uma benção; me ajudou e mimou muito meus filhos quando estávamos no Rio (inclusive, quando viemos pra Campinas e o Matheus ficou pra terminar o ano letivo, ficou na casa da minha sogra) e minha mãe que tá há 3 casas de distância dos netos, e sempre vem ver os cabeçudinhos-neguinhos-branquinhos da vó.

UPDATE 2: Meu nome é Beatriz Juliana por causa da avó da minha mãe; mãe da d.Haydée aí de cima. Você pode imaginar que a bisa Bia devia ser uma delícia de avó...

9 comentários:

Anônimo disse...

Que delícia de relato.
Eu não conheci nenhuma vó e só bem + tarde,pude ser mimada pela avó do meu marido,doce ,meiga,tudo de bom.

Adriana Alencar disse...

Bia, li o seu perfil e vi que você tem interesse na língua grega, por que?

Bia, Desperate Housewife disse...

Adriana, eu sou formada em grego clássico ;o)

Nanna disse...

qe fofa, adorei ela de 2ªprincesa.
beijos

Rosana Francisco disse...

e tem vó ruim???? vó é nossa segunda mae né, faz nossas vontades, da um dindim de vez em qdo..kkkkk, elas sao tudo de bom mesmo.....bjosss em todas, fiquei com saudades da minha..........snif...bjossss......

Paty Chuchu disse...

Que lindo,as avos sao demais mesmo viu,tive o prazer de ser criada bem pertinho delas(tadinhas)..Adorei seu blog e mais ainda a princesa da sua vo..beijos e que Deus abencoe sempre .

X disse...

Bia até chorei de ler seu relato, a uma porque a D. Haydee também é minha avó, a duas porque do lado de cá, também tive outra av[o nota mil e por último porque pudemos todos compartilhar desses 85 anos dela.. foi a última viagem que fiz com meu irmão...vai ficar pra sempre guardado na minha lembrança...

Um beijo com muito afeto em todos aí!

Amanda disse...

Olha so, minha avo tbm se chama Haydée! E tbm faz hidro! So nao foi eleita segunda princesa... Mas isso pq ela nao se candidatou! :)

Ana disse...

Que presente esta tua Avó! Benza Deus!

Lindo teu jeito de falar nela!

(Ela leu este post?? Deveria!)

beijão!