terça-feira, 8 de junho de 2010

Quedê as agrônomas hã? E as paisagistas?

*Domingo de manhã fui socializar com meu vizinho.

Se bem que essa frase só está toda num contexto. Bora lá.

A parte do "Domingo de manhã": Estávamos a 10 minutos de sair de casa e eu trocava a roupa do Bilico. Daí que ele, muito do marrento, começou a se jogar pra trás; fato que ocasionou sua queda da cama e um galo gigante no lado esquerdo da testa da sua já não pequena cabecinha.

Segundo instruções do pai da criança fui ao pronto socorro, porque tava feia a coisa. Chegando lá um monte de gente, não passava ninguém na frente e eu ia ficar seguramente mais de hora lá. Tá, falou.

Como eu já passei por um episódio de queda de criança-cabeça deformada-todos vivos e salvos, voltei pra casa. Bruno tava bem etc.

Cheguei às dez horas, justo a hora que as paradas na igreja começam. Decidimos ir mesmo atrasados. Enquanto Gomes terminava de botar roupa etc entra a segunda da frase: "...fui socializar com meu vizinho."

Meu vizinho da esquerda tem a mão verde. Gente, ele tem jeito com planta, bem entendido. Dizemos que ele mora numa chácara praticamente.
É muita planta; tem parreira, coqueiro que produz, flores e mais flores, trepadeiras etc e tudo lindo e bem cuidado.

(tirei mei de lado porque ele tava lá e talvez não gostasse deu tirando fota, né)

Daí enquanto eu esperava o Gomes se aprontar fui puxar papo com o senhorzinho. Pedi uma orientação sobre o canteiro da calçada, jogado lá, coitado. Ai.

Veio ele me contando os primórdios da desavença que ele teve com o cara que morava aqui, que ele cuidava do canteiro e o ex-dono daqui cortou tudo fora e ele dizia assim, imagina que fofinho "mas o que a natureza tem a ver com isso???" etc etc etc e o Gomes já na calçada e o senhorzinho falando e falando...

Cortamos a conversa educadamente; o vizinho disse que se eu quisesse ele plantava umas coisinhas ali, eu disse que sim e fui-membora.

De noite, quando saí de casa, já estavam lá as coisiquinhas. Ele botou uma planta lá que eu não sei o nome, botou uma mudinha de trepadeira e outra de camarão amarelo.

(acho que essas coiseras brancas são o que, veneno, fertilizante, whatever)


Fala se não é uma graça?

Ele disse preu aumentar o murinho do canteiro pra reter água e que precisava também de adubo pra ficar tudo bem verdinho. Óin.

Daí que eu MEIO que me animei (leu bem né, MEIO; porque eu não tenho palavra; não me cobrem depois) a cuidar da parte de dentro do jardim. Porque né. A parreira fuén. O limoeiro tá com uma praga que quando nascem folhas novas já enche duns bichinhos pretos. A jabuticabeira tá lá, mas eu quero que ela não faleça. E um tantão de terra cheidimato. E tem os canteiros pra horta.



Agrônomas e paisagistas de plantão: ideias e dicas, sim?

Será que eu dou pra coisa? De cuidar de planta?

6 comentários:

Fala Mãe! disse...

Poutz, nem posso te dar dica porque sou bióloga, mas mato todas as plantas de sede, penso: ou as plnatas ou as crianças, tenho que priorizar, sabe comé rs?
Um dia o Matheo fez um galo tão absurdo de grande que se enxergava todas as véias dentro, um horror, pensei em levar no pronto socorro, mas num levei, no outro dua baixou...
beijo

Jussara Monteiro disse...

Não posso ajudar muito, mas posso dar o MAIOR apoio moral. Acho lindo e faço planos de construir uma horta aqui tb. E canteiros e todas essas coisas que deixam uma casa bem aconchegante...
Só não é mole né?
Força, amiga!

bj

Beta disse...

Tem gente que tem o dom né?
Eu adoro, mas todas as minhas plantinhas morrem!!!
bj

madoka disse...

hahahahaha Mó gente fina esse seu vizinho Bia, que fofo. É gente de outro mundo. E que coisa linda é a chácara dele? Eu adoro jardinagem, flores;
Tem seu vizinho de plantão pra tirar dúvidas e dicas, Bia.
Vai de flor ou ervas, verduras?
bjs
madoka

ro francisco disse...

ah seu eu fosse voce..(parece filme rsrsrs) eu pagava pra esse hominho bondoso ai do seu ladinho cuidar do seu jardim...pede opiniao de plantas pra ele, e cuidado com plantas venenosas por causa das crianças...te tiver um tempinho de um pulinho no CEASA abre de sabado pela manha, vc vai se enlouquecer com as coisa que tem lá...qdo era sindica aqui eu não saia de la, enchia meu carro e nosso jardineiro daqui fazia tudo lindo...la eles te dao ideias tbm...espero ter ajudado...bjaoooo

Bia, Desperate Housewife disse...

Cynthia, então, os vasisnhos de violeta que eu ganava de dia das mães morreram pq né, prioridades. Família ou elas. Mas agora....

Então Gê(mula), fato é que eu acho lindo t, mas tem a parte do trabalho. Eu quero gostar disso. Pq assim, eu gosto de arrumar as cercas-vivas, entende...

Beta, eu quero esse dom, onde compra?

Então Madoka, quero alface, almeirão e uns temperinhos e coisas pra chá. Já na parte maior talvez alguma outra árvore de fruta e coisas mais pra ficar bonito (sentiu o tom prifissional de quem manja MOETO?)

Rosana, queir ir no ceasa não é de hoje, mas tenho que ter orientação antes né? Vou socializar maus um cadim, viu. Mas olha, não dispensei ainda seu olho pra dentro de casa viu? O quarto da Gi ficou classe!