*Domingo de manhã fui socializar com meu vizinho.
Se bem que essa frase só está toda num contexto. Bora lá.
A parte do "Domingo de manhã": Estávamos a 10 minutos de sair de casa e eu trocava a roupa do Bilico. Daí que ele, muito do marrento, começou a se jogar pra trás; fato que ocasionou sua queda da cama e um galo gigante no lado esquerdo da testa da sua já não pequena cabecinha.
Segundo instruções do pai da criança fui ao pronto socorro, porque tava feia a coisa. Chegando lá um monte de gente, não passava ninguém na frente e eu ia ficar seguramente mais de hora lá. Tá, falou.
Como eu já passei por um episódio de queda de criança-cabeça deformada-todos vivos e salvos, voltei pra casa. Bruno tava bem etc.
Cheguei às dez horas, justo a hora que as paradas na igreja começam. Decidimos ir mesmo atrasados. Enquanto Gomes terminava de botar roupa etc entra a segunda da frase: "...fui socializar com meu vizinho."
Meu vizinho da esquerda tem a mão verde. Gente, ele tem jeito com planta, bem entendido. Dizemos que ele mora numa chácara praticamente.
É muita planta; tem parreira, coqueiro que produz, flores e mais flores, trepadeiras etc e tudo lindo e bem cuidado.

(tirei mei de lado porque ele tava lá e talvez não gostasse deu tirando fota, né)
Daí enquanto eu esperava o Gomes se aprontar fui puxar papo com o senhorzinho. Pedi uma orientação sobre o canteiro da calçada, jogado lá, coitado. Ai.
Veio ele me contando os primórdios da desavença que ele teve com o cara que morava aqui, que ele cuidava do canteiro e o ex-dono daqui cortou tudo fora e ele dizia assim, imagina que fofinho "mas o que a natureza tem a ver com isso???" etc etc etc e o Gomes já na calçada e o senhorzinho falando e falando...
Cortamos a conversa educadamente; o vizinho disse que se eu quisesse ele plantava umas coisinhas ali, eu disse que sim e fui-membora.
De noite, quando saí de casa, já estavam lá as coisiquinhas. Ele botou uma planta lá que eu não sei o nome, botou uma mudinha de trepadeira e outra de camarão amarelo.

(acho que essas coiseras brancas são o que, veneno, fertilizante, whatever)
Fala se não é uma graça?
Ele disse preu aumentar o murinho do canteiro pra reter água e que precisava também de adubo pra ficar tudo bem verdinho. Óin.
Daí que eu MEIO que me animei (leu bem né, MEIO; porque eu não tenho palavra; não me cobrem depois) a cuidar da parte de dentro do jardim. Porque né. A parreira fuén. O limoeiro tá com uma praga que quando nascem folhas novas já enche duns bichinhos pretos. A jabuticabeira tá lá, mas eu quero que ela não faleça. E um tantão de terra cheidimato. E tem os canteiros pra horta.

Agrônomas e paisagistas de plantão: ideias e dicas, sim?
Será que eu dou pra coisa? De cuidar de planta?